Setembro Verde: Resultados da Campanha de Prevenção do Câncer de Intestino em Santa Catarina

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A Sociedade Catarinense de Proctologia, em parceria com o capítulo Catarinense da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva e algumas clínicas médicas de Florianópolis estavam engajadas na campanha cujo o principal objetivo era alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de intestino e reto (câncer colo-retal – CCR).

Estima-se que em 2016 o CCR foi segundo tumor mais incidente em mulheres no Brasil (17.620 casos), perdendo apenas para câncer de mama. Em homens é a terceira causa de câncer (16.660 casos)

A grande incidência do CCR no Brasil é alarmante. Estudos divulgados recentemente mostraram que a incidência deste tipo de tumor tem aumentado inclusive entre pacientes jovens, menores de 55 anos, devido ao aumento dos casos de obesidade e dieta pobre em frutas e verduras.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as taxas de incidência são maiores nas regiões Sul do Brasil. Uma das explicações para este aumento é que tradicionalmente há o predomínio do consumo de carnes vermelhas e gordurosas. Já no Nordeste, a ingesta predominante de carnes brancas e peixes poderia ser um fator protetor.

Devemos incentivar a adoção de uma alimentação saudável para que possamos contribuir para redução do risco do CCR, além disto, uma das melhores maneiras de se fazer a prevenção é através da polipectomia (retirada de pólipos – lesões pré-cancerígenas) procedimento realizado através de uma colonoscopia.  Este exame traduz-se no mais completo procedimento de screening, pois permite avaliação de todo intestino grosso através de uma câmera.  A realização do exame mostra significante impacto, com estimativa de > 50% da redução de incidência de câncer e também da mortalidade.

Cerca de 90% dos pacientes diagnosticados com doença inicial estão vivos em 5 anos. Essa porcentagem diminui à medida que o diagnóstico é feito em estágios mais avançados, chegando a 71% nos pacientes com metástases regionais e apenas 13% para aqueles com doença a distância (como no fígado e pulmões). Além da redução da mortalidade, pacientes diagnosticados precocemente não necessitam de tratamentos mais intensos e com efeitos colaterais, como radioterapia e quimioterapia, por exemplo.

Sobre o screening, de maneira geral, o que se indica é a realização da colonoscopia na população que está sob maior risco, que são as pessoas com mais de 50 anos. Existem outros fatores de risco individuais como história familiar de câncer, presença de doenças inflamatórias intestinais e/ou mutações genéticas e obesidade. Nesses casos, pode-se ter a indicação mais precoce do exame, mas estes  fatores devem ser avaliados individualmente em consultas.

Em setembro tivemos a presença do Intestino Gigante, para mostrar para população algumas patologias do intestino, anexamos aqui algumas fotos da nossa equipe presente na ação

A prevenção é sempre o melhor remédio, tenha um estilo de vida saudável e mantenha a sua saúde em dia!