Saiba mais sobre o Câncer de Pulmão

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Agosto é o mês de conscientização sobre câncer de pulmão no Brasil. O câncer de pulmão é um dos mais comuns tipos de tumores malignos. Apesar de comum, é considerada uma das principais causas de mortes evitáveis, pois em torno de 85% dos casos diagnosticados têm relação com o consumo de derivados do tabaco. Neste texto, falaremos dos riscos, prevenção, diagnóstico, sintomas e tratamento do câncer pulmonar.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Números do câncer de pulmão

De acordo com o INCA, o câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). Cerca de 13% dos tumores malignos diagnosticados no planeta aparecem na região dos pulmões, afetando desde a traqueia até a periferia do pulmão. A estimativa de novos casos em 2018 foi de mais de 32 milhões, sendo cerca de 60% em indivíduos do sexo masculino. No Brasil, esse câncer é o 2º mais incidente nos homens e o 4º mais incidente nas mulheres.

Principais fatores de risco

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são as principais causas de câncer de pulmão. Os derivados do tabaco originam cerca de 85% dos casos diagnosticados. Comparados aos não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver a doença. Entre os derivados do tabaco, o cigarro é, de longe, o mais importante fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão. Porém, outros derivados também são utilizados, como cachimbos, charutos ou narguilé.

Existem ainda outros fatores de risco para o desenvolvimento da doença. A exposição à poluição do ar, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar de câncer de pulmão favorecem ao desenvolvimento desse tipo de câncer. Outro fator que chama a atenção é a idade: a maior parte dos casos afeta pessoas entre 50 e 70 anos.[/vc_column_text][vc_single_image image=”1356″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Prevenção do câncer de pulmão

A principal medida para prevenir o câncer de pulmão é não fumar. Quem é fumante, quanto antes conseguir se livrar desse vício, diminui os prejuízos para a saúde pulmonar. A mortalidade por câncer de pulmão entre fumantes é cerca de 15 vezes maior do que entre pessoas que nunca fumaram, enquanto entre ex-fumantes é cerca de quatro vezes maior.

Por outro lado, mesmo que não é fumante precisa tomar cuidado. As pessoas que inalam o fumo passivo – os chamados fumantes passivos – estão expostas aos mesmos agentes causadores de câncer. Há ainda a indicação de que se reduza a exposição a alguns tipos de agentes químicos, como amianto, arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil. Essas substâncias são extremamente prejudiciais e não existem níveis seguros para o seu contato. Trabalhadores expostos a esses produtos devem sempre utilizar medidas de segurança para evitar o contato, diminuindo assim os riscos.

Como é feito o diagnóstico

Assim como em outros tipos de tumores, o diagnóstico precoce é de fundamental importância para a eficácia do tratamento. No entanto, esta é uma tarefa difícil, já que a doença somente começa apresentar sintomas quando já está em fase avançada. Por isso, somente 20% dos casos são diagnosticados precocemente.

A detecção pode ser feita por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença. Não há evidência científica de que o rastreamento do câncer de pulmão na população geral seja benéfico, por isso é recomendado apenas em alguns casos, devendo esta decisão ser tomada entre o médico e o paciente.

Outra dificuldade do diagnóstico é que não existem sinais específicos do câncer de pulmão, já que os sintomas são os mesmos que de outras doenças respiratórias relacionadas ao fumo, como enfisema pulmonar, bronquite e pneumonia.

Sintomas do câncer de pulmão

Os sintomas mais frequentes no câncer pulmonar geralmente não ocorrem até que o câncer esteja avançado. No entanto, algumas pessoas com câncer de pulmão em estágio inicial apresentam sintomas. Por isso, se o paciente for ao médico quando perceber algum desses sintomas pela primeira vez e estiver com câncer de pulmão, a doença pode ser diagnosticada em estágio inicial, quando é mais provável que o tratamento seja efetivo. Os sintomas mais comuns são:

• Tosse persistente
  • Escarro com sangue
  • Dor no peito
  • Rouquidão
  • Piora da falta de ar
  • Perda de peso e de apetite
  • Pneumonia recorrente ou bronquite
  • Sentir-se cansado ou fraco
  • Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns.

Vale lembrar que alguns sintomas deste tipo de câncer são comuns a outras infecções pulmonares. Além disso, muitos fumantes apresentam esses sintomas como consequência da bronquite crônica ou do enfisema pulmonar. Por isso, para um diagnóstico preciso, procure um médico.[/vc_column_text][vc_single_image image=”1357″ img_size=”large”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Tratamentos disponíveis

De acordo com a oncologista da Viver, Dra. Yeni Veronica Neron, é fundamental que o câncer pulmonar seja tratado por uma equipe multidisciplinar. Essa equipe é formada por diferentes profissionais: cirurgião, patologista, radiologista, oncologista, radioterapeuta e outros profissionais, a serem acionados dependendo do histórico do paciente e do tipo de câncer de pulmão.

O tipo de tratamento vai depender da avaliação dessa equipe multidisciplinar, que planeja em conjunto a melhor maneira de tratar as células tumorais. Alguns cânceres podem ser tratados apenas através de procedimento cirúrgico. Outros, além da cirurgia, precisam de tratamento através de quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e/ou terapia alvo-molecular.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva). Câncer de pulmão. Julho, 2019.
Instituto lado a Lado pela Vida. Câncer de Pulmão.
Viver Clínica Médica; Dra. Yeni Veronica Neron. Vídeo: Tratamento para o Câncer de Pulmão. Janeiro, 2019.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]