Horário de atendimento: de Segunda a Sexta, das 8:00h as 18:00h
Leia nossos

ARTIGOS

Festas e o tratamento do câncer

Festas de final de ano para pacientes com câncer

Por : em : 21 de dezembro de 2018 comentários : (0)

Final de ano é período de festas, comemorações entre família, amigos, colegas de trabalho etc. Para pessoas em tratamento contra o câncer, pode ser uma época difícil, em virtude do momento delicado pelo qual estão passando. Contudo, não há qualquer impedimento para que essas pessoas celebrem. São necessários, apenas, alguns cuidados em relação ao tratamento, à alimentação e eventuais excessos.

Como fica o tratamento durante o período de festas.

O fundamental é que o paciente jamais interrompa o tratamento sem orientação médica. Por isso, converse com seu médico para verificar se é possível fazer uma viagem, por exemplo. A medicação deve ser mantida de acordo com a orientação. Qualquer mudança pode acarretar problemas no tratamento.

Dicas de alimentação durante as festas de final de ano.

Segundo especialistas, não há proibições quanto à alimentação. A recomendação é evitar excessos e alimentos gordurosos. Isto porque eles podem potencializar efeitos indesejados da quimioterapia, como náuseas, enjoos e diarreia. Confira algumas dicas para as refeições nos jantares e confraternizações:

  • Escolha carnes magras como frango ou peru (sem pele) ou lombo suíno. Dê preferência aos pratos grelhados ou assados;
  • Evite os embutidos, como linguiça, bacon e presunto. Estes alimentos podem causar mal-estar;
  • Comece a refeição com saladas coloridas e opte por alimentos mais saudáveis como verduras e legumes;
  • Em relação ao que beber, dê preferência a sucos naturais ao invés de refrigerantes. O consumo de bebidas alcoólicas não é indicado, pois pode piorar as lesões na boca e dificultar a cicatrização, além de provocar efeitos colaterais como náuseas;
  • Para a sobremesa, dê preferência às frutas, ricas em vitaminas e que ajudam a manter o corpo hidratado.
Ceia de Natal

Atividades no período de festas de final de ano.

Este período é uma época de grande alegria, já que proporciona a reunião de amigos queridos. Isto pode contribuir significativamente para o bem-estar do paciente, pois permite que ele se sinta pertencente ao grupo, mesmo enfrentando a enfermidade. Claro que o mais importante é que a pessoa respeite seu momento físico e emocional. Quem enfrenta um tratamento oncológico não precisa – nem deve – comparecer a todas as festas. Apenas àquelas em que o paciente se sinta bem, acolhido pelos demais.

 

Respeitando os limites do seu corpo e desfrutando dos alimentos e atividades das festas de fim de ano com equilíbrio, é possível se divertir, sim. Aproveite o clima de esperança desta época para buscar seu bem-estar. Saúde e boas festas!

Deixe uma resposta