Horário de atendimento: de Segunda a Sexta, das 8:00 às 18:30

Cuidados com a hidratação no verão – Dicas para pacientes em quimioterapia

COMPARTILHAR POSTAGEM
COMPARTILHAR POSTAGEM
ENVIAR POR E-MAIL

Com o calor aumenta a preocupação coma hidratação, mas como hidratar-se corretamente?

Pacientes oncológicos precisam normalmente de maior atenção com a reposição de líquido e, com a chegada do verão estes cuidados precisam ser redobrados! Estar desidratado pode aumentar os efeitos indesejados do tratamento, provocar dor de cabeça, constipação… Sabemos que interfere no funcionamento do organismo como um todo.

O Consenso Brasileiro de Nutrição Oncológica, organizado pelo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), recomenda que adultos em condições normais precisem de 35 ml/kg/dia, é necessário realizar correções neste valor de acordo com o estado clínicos do indivíduo e possíveis perda ou retenção acima do esperado. A necessidade basal de um adulto varia, normalmente, entre 2 a 3 litros por dia e depende além da superfície corporal, da idade e sexo, uso de medicação e tratamento realizado.

Portanto, visando à hidratação adequada e a diminuição dos efeitos tóxicos durante o tratamento, é necessário o estímulo para consumo e o monitoramento diário da ingestão hídrica. “Não podemos confiar apenas na sede, ela tende a diminuir com a idade, hábitos de vida ou algumas medicações” alerta a nutricionista Juliana Pastore.

Se beber a quantidade recomendada de água por dia parece uma missão impossível, não se preocupe. A nutricionista vai nos ajudar com algumas dicas:

  • Prepare água saborizada. Há duas formas de preparo:
    • Incluir lascas de gengibre, pau de canela, ou folhas de hortelã dentro da garrafinha de água, deixar descansar por 3 a 4 horas antes de beber.
    • Preparar chá de hortelã, canela ou frutas de sua preferencia (deixar este chá bem concentrado em sabor), congelar em formas de gelo e adicione ao copo de água antes de beber.
    • Estas medidas vão deixar a água com sabor e aromas diferente e, provavelmente, facilitarão o consumo de maior quantidade.
  • Consuma frutas com grande percentual de água, como a melancia que possui 94% água em 100g.
  • Beba sucos de fruta naturais, além de contribuir com a boa hidratação eles fornecem vitaminas, minerais e antioxidantes para ajudar no tratamento;
  • Beba chás. Eles podem ser consumidos mornos ou frios;
  • Lembre-se de optar sempre por água potável (mineral, fervida ou filtrada) e evite adição de açúcar às bebidas.
  • Para consumir maior quantidade de líquidos é importante incluí-los entre as refeições, e não junto delas.
  • Cerifique-se de que tem sempre água disponível perto de você. Leve uma garrafa na bolsa!
  • Em alguns casos pode ser interessante o uso de repositores hidroeletrolíticos, isotônicos e água de coco para aumentar a eficiência da hidratação.

Não esqueça: Bebidas alcoólicas e sucos artificiais devem ser evitados, pois o álcool é uma substância tóxica e os sucos e bebidas artificiais contêm uma combinação de corantes químicos em sua composição e excesso de açúcar.

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *