Dentre as suas metas para 2018 estava ter mais saúde e prevenir doenças, principalmente oncológicas? Pensou em conseguir isso através de uma alimentação saudável? E então, como começar?
A nutricionista Juliana Pastore alerta que, para ser bem sucedido, você deve iniciar estabelecendo metas específicas e realizáveis. Objetivos vagos, como “comer saudável” ou “mudanças completas e/ou bruscas no hábito alimentar” normalmente acabam em frustração. Para prevenir doenças, é importante que a mudança comportamental seja sustentada em longo prazo. Para isso, a sugestão é iniciar definindo exatamente qual será o novo hábito a ser adotado. “Inicie com algo desafiador, mas não impossível”, diz Juliana. A meta pode ser ajustada depois, se for muito fácil. Estudos mostram que a mudança de comportamento tem maior probabilidade de ser mantida quando iniciada com uma mudança pequena.
Segundo os estudos epidemiológicos os indivíduos terão menor probabilidade de ter câncer e maior probabilidade de viver mais se:
- Mantiverem o seu peso corporal no intervalo da normalidade (IMC entre 18,5 e 24,9kg/m2 para adultos);
- Estiverem fisicamente ativos;
- Consumirem predominantemente alimentos vegetais e cereais integrais; controlarem o consumo de carnes vermelhas – mantendo quantidade igual ou inferior a 500g por semana; excluírem o consumo de alimentos embutidos e conservados com nitritos e nitratos; consumirem pouco ou não consumirem bebidas alcoólicas e açucaradas.
Juliana afirma que há outras condutas nutricionais que podem fazer muita diferença na sua saúde. Serão recomendadas por nutricionista, de forma individualizada, após a realização de avaliação nutricional. Mas definir um plano de metas baseado nos itens listados acima com certeza impactará positivamente para que você tenha, de fato, uma alimentação saudável. E, consequentemente, muito mais saúde. Vamos começar?
Juliana Pastore
Nutricionista, Mestre em Nutrição, Doutora em Oncologia
CRN 5801