Aproveitando o clima do Novembro Azul, trazemos aqui informações importantes!
O Câncer de próstata afeta preferencialmente homens idosos e as medidas efetivas de prevenção desta doença são poucas. Estudos mais antigos sugerem uma redução de risco de 10 a 30% para aqueles que praticam atividade física regularmente. Agora em novembro foi publicado uma revisão de dados em uma revista Chamada Sports Medicine – que traz artigos justamente relacionados ao benefício da prática de atividades físicas e saúde. A revisão foi feita através de pesquisa sistemática em banco de dados (Ex: Pubmed). Foram analisados cerca de 85 trabalhos relacionados com o tema. Alguns poucos estudos mostraram aumento do risco de câncer, outros não conseguiram concluir nenhuma relação direta.
Entretanto, 24 análises mostraram uma tendência a diminuição e outras 21 mostraram uma significativa diminuição (10 a 30%) do risco. O benefício foi visto usualmente naqueles pacientes que iniciaram a prática de esportes na adolescência e em torno dos 20 anos. Houve também relação com a frequência e intensidade da prática. Além disso, outro dado importante levantado foi que também em pacientes já diagnosticados a prática de atividades previne recorrência da doença e aumenta sobrevida.
A conclusão da revisão é que apesar dos muitos estudos neste campo, ainda fica difícil comprovar uma associação direta com prevenção de câncer de próstata e prática regulares de atividades físicas, porém, devido aos poucos dados reportando exacerbação do risco, e um número expressivo de estudos mostrando benefício significante, a indicação é que sim, deve-se estimular a prática de esportes, levando em consideração também todos os outros benefícios que esta conduta traz aos pacientes. Que tal abandonar o sedentarismo e contribuir para a sua saúde e bem-estar? Nunca é tarde!
Você pode acessar o revisão completa neste link: Sports Medicine : )
Respostas de 3
muito bom o seu artigo
Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.
Obrigada!