A nutrição é parte fundamental do tratamento oncológico. O atendimento nutricional associado ao tratamento quimioterápico inicia com triagem e avaliação de risco nutricional. Após identificação das necessidades individualizadas a orientação nutricional objetiva orientar os pacientes quanto a importância de adotar hábitos alimentares saudáveis e atender a demandas individualizadas e específicas do tratamento, como o aumento da necessidade proteica. A adequada ingesta alimentar neste período auxilia o bom funcionamento do organismo e resulta em melhor resposta ao tratamento.
Neste momento, quando ocorre queda no sistema imunológico, o paciente será orientado a ter atenção maior quanto a forma de higienização, preparo e armazenamento dos alimentos. Serão orientados sobre os possíveis efeitos colaterais que podem ser decorrentes de cada quimioterapia, e quais as medidas dietoterápicas que amenizam estes desconfortos. Pode ser necessário o uso de Terapia Nutricional Oral e/ou Enteral, baseada em fórmulas específicas. Desta forma é possível propiciar que o paciente se alimente melhor e, consequentemente, apresente uma recuperação mais rápida a cada ciclo de quimioterapia. O atendimento tem como foco, ainda, esclarecer mitos e verdades associadas a alimentação, como o uso de suplementos nutricionais ou fitoterápicos.
Tendo um nutricionista integrado a equipe a Clínica Viver visa avaliar criteriosamente cada paciente, fornecer ferramentas para que tenham as necessidades nutricionais atendidas e, desta forma, contribuir para a recuperação e/ou manutenção do estado nutricional de cada indivíduo.
Respostas de 10
Interessante.
Legal.
Legal.
Bacana.
já aproveitando o assunto aqui do site, talvez vocês já tenha visto, vou indicar, um web site nota 1000, lá voce pode fazer uma avaliação on-line com umawww.nutricionista24h.com
Bacana.
Interessante.
Gostei.
Bacana.
Gostei.