Touca Capelli
A queda de cabelo temporária induzida pela quimioterapia é um dos efeitos colaterais mais comuns do tratamento oncológico e pode gerar angústia em alguns pacientes. A crioterapia capilar, que é o resfriamento do couro cabeludo, é a medida mais utilizada na prevenção desse efeito indesejado.
Esse método tem o objetivo de causar uma vasoconstrição na região. O fluxo de sangue é reduzido na região do couro cabeludo durante o período de maior concentração do medicamento na corrente sanguínea. Dessa maneira, diminui o efeito do quimioterápico na raiz do cabelo, amenizando a queda.
Aqui na Viver Clínica Médica utilizamos o Sistema Capelli, que é o resfriamento do couro cabeludo realizado através da circulação de ar frio por uma touca térmica. A utilização da touca acontece durante toda a infusão da quimioterapia. A vantagem desse método é que a temperatura da touca se mantém estável, em torno de 14°C a 18°C, A temperatura estável mantém a vasoconstrição constante durante todo o processo, aumentando sua eficiência.
A eficácia da crioterapia capilar depende do tipo de quimioterapia aplicada. Por isso, é sempre importante conversar com o médico sobre a indicação e chances de sucesso do tratamento com o uso da touca. Outro fator que influencia são os cuidados pós-procedimento, que são feitos em casa.