Horário de atendimento: de Segunda a Sexta, das 8:00h as 18:00h
SERVIÇOS

Quimioterapia

Quimioterapia

É um tipo de tratamento onde componentes químicos, chamados de quimioterápicos, são administrados na circulação sanguínea para combater as células do câncer. Eles se misturam com o sangue e são levados a todas as partes do corpo, destruindo as células doentes que estão formando o tumor e impedindo que se espalhem pelo restante do organismo.

A quimioterapia pode ser empregada como tratamento isolado ou combinado com radioterapia, cirurgia ou outro procedimento indicado pelo médico, dependendo do tipo do tumor, sua localização e o estágio da doença. O tratamento pode ser realizado durante a internação hospitalar ou em ambulatório, em área especialmente preparada para esse fim.

A medicação pode ser administrada de diferentes formas:

  • Via oral (pela boca): em forma de comprimidos e cápsulas;
  • Intravenosa (pela veia): a medicação é aplicada na veia por meio da veia periférica ou cateter, na forma de injeções ou diluído ao soro;
  • Intramuscular (pelo músculo): a medicação é aplicada por meio de injeções no músculo;
  • Subcutânea (abaixo da pele): a medicação é aplicada por meio de injeção no tecido abaixo da pele;
  • Intratecal (pela espinha dorsal): A aplicação é feita no líquor (líquido da espinha), sendo administrada pelo médico, em uma sala própria ou no centro cirúrgico;

Em todos os casos, o tratamento é acompanhado pelo médico oncologista que avalia a eficácia da terapêutica adotada e decide, a partir dos resultados e das reações orgânicas apresentadas em cada paciente, a necessidade de adotar algum ajuste em relação ao tratamento.

Referencias:

http://www.cccancer.net/o-que-e-quimioterapia/
http://www.accamargo.org.br/servicos-especializados/quimioterapia/15/