Horário de atendimento: de Segunda a Sexta, das 8:00h as 18:00h
Leia nossos

ARTIGOS

vegetables-2461498_960_720

Personalizando o atendimento nutricional dos pacientes oncológicos

Por : em : 18 de julho de 2017 comentários : (1)

 

Para pacientes em quimioterapia,  podemos personalizar avaliação e assim obter melhores resultados!

A Viver Clinica Medica oferece atendimento nutricional individualizado aos seus pacientes conforme recomendado por organizações internacionais. Seguimos as 3 etapas chaves apresentadas abaixo:

 A Sociedade Europeia de Nutrição Clínica e Metabolismo (ESPEN) recentemente publicou diretrizes baseadas em evidências para cuidados nutricionais em pacientes oncológicos. Estas diretrizes foram discutidas por um grupo de especialistas em oncologia da ESPEN que se reuniu para um workshop sobre câncer e nutrição na cidade de Berlim em outubro de 2016. O grupo examinou as causas e consequências da desnutrição relacionada ao câncer, analisou as abordagens de tratamento atualmente disponíveis e determinou 3 etapas chaves para guiar o  atendimento nutricional dado a estes indivíduos. As etapas foram publicadas online (article in press) este mês na revista Clinical Nutrition e são as seguintes:

1=> Submeter todos os pacientes com câncer para anamnese de risco nutricional no início do tratamento, independentemente do índice de massa corporal e do histórico de peso;

2=>  Expandir os métodos de avaliação nutricional para além de peso e IMC, incluindo avaliação de ingesta alimentar, composição corporal, biomarcadores inflamatórios, gasto energético e capacidade física funcional;

3=> Prescrever intervenções nutricionais multimodais com planos alimentares individualizados, incluindo metas de aumento de a ingestão alimentar, diminuição da inflamação e do estresse decorrente do hipermetabolismo.

Link: http://www.clinicalnutritionjournal.com/article/S0261-5614(17)30228-5/fulltext

Comentários
milagre da gravidez 3 horas ago
7 de agosto de 2017

Adorei seu site. Muito conteúdo de qualidade. abraço e muito sucesso

Responder

Deixe uma resposta