O que devemos saber sobre câncer pulmonar

No sexo masculino, sem levar em consideração o câncer de pele, o câncer de pulmão é o segundo mais incidente no País e a principal causa de mortes por câncer no Brasil.

Estima-se para 2016, a existência de 28.220 casos novos, sendo 17.330 em homens e 10.890 em mulheres ( INCA).

Geralmente é diagnosticado em fases de doença avançada. Em 90% dos casos está associado ao consumo de tabaco, sendo altamente letal, tendo uma sobrevida média em cinco anos que varia entre 13 e 21% em países desenvolvidos e entre 7 e 10% nos países em desenvolvimento.

Fumantes chegam a ter 20 vezes mais chances de ter câncer de pulmão que os não fumantes.

Ainda não possuímos o método ideal para realizar um diagnóstico precoce da doença, quando teria maior possibilidade de cura. Pode ser usada a tomografia de baixa dose para este fim.

Como possibilidades de tratamento temos a cirurgia e quimioterapia complementar nos estágios precoces, sendo a radioterapia e a quimioterapia as escolhas para os estágios mais avançados.

Nos últimos anos tem se desenvolvido terapias alvo com melhores resultados de sobrevida, embora em um subgrupo limitado de doentes, como por exemplo, aquelas pessoas que são portadoras de tumores com o gene EGFR mutado. No entanto, nenhuma destas estratégias têm resultado em curas em pacientes com doença avançada.

Recentemente, uma nova área terapêutica: a Imuno-oncologia tem trazido um conhecimento mais apurado dos mecanismos imunológicos que explicam a vigilância do nosso corpo em relação ao desenvolvimento dos tumores.

Sem dúvida logo teremos disponíveis estes medicamentos no Brasil, e dessa maneira, atingiremos o câncer de pulmão obtendo uma maior chance de cura. Isto se aplica não apenas aos tumores de pulmão, mas também para uma série de outras doenças malignas.

Dra. YENI VERONICA NERÓN
Oncologia clínica- CRMSC 6220/RQE 4062